segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Acne

  A acne é conhecida popularmente com espinha, trata-se doença cutânea que acomete o foliculo pilossebáceo e atinge diversas pessoas em variados níveis e períodos (adolescente ou adulto). Em mulheres adultas a acne pode estar relacionada á irregularidades hormonais ou menstruais. O estresse e a hereditariedade também podem explicar o problema tanto na mulher como no homem. A acne é caracterizada por pápulas, pústulas e nas formas mais graves abcessos, cistos e cicatrizes em graus diversos.
   O aumento da secreção sebácea, a hiperqueratinização com a presença de obstrução do folículo pilossebáceo e a alteração da flora bacteriana da pele provocam a acne. Logo, sebo+bactéria= acne. A bactéria, por sua vez, se alimenta do sebo, ocasionando uma inflamação local. As lesões de acne são decorrentes da obstrução com ou sem inflamação dos folículos pilossebáceos.
   O principal objetivo do tratamento de acne é a extração de comedões; o tratamento vai inibir o processo inflamatório e diminuir a proliferação das bactérias, levando ao desaparecimento da acne (inflmatória e comedogênica) para que o paciente faça a manutenção apenas com a limpeza de pele mensal.

Dra Tatiana Pizani
R. Marechal Jose Bernardino Bormann, 800 - Batel - Curitiba
F: (41) 3023 6878 ou (41) 9205 3100

Nenhum comentário:

Postar um comentário