segunda-feira, 28 de junho de 2010

Princípios ativos e seus possíveis riscos

   
  Uréia, petróleo, parabenos e corantes são ingredientes comuns na maioria das fórmulas cosméticas em todo o mundo. Combatem o ressecamento, o envelhecimento precoce e outros problemas cutâneos, mas podem ser parcialmente perigosos a saúde. Em contato com a pele, podem causar irritações e alergias e até aumentar os riscos de doenças graves como câncer.
   As reações mais comuns são edema, prurido (coceira) ou hipersensibilidade local, minibolhas conhecidas como vesículas, descamação, eczema e crostas também indicam que o cosmético não está fazendo bem.
Nem sempre a alergia se manifesta de imediato, muitas vezes a reação acontece com o tempo, desenvolvendo rinites e até bronquites, além das reações locais.
   Apesar de não ter nenhuma prova cientifica muitos médicos por precaução não recomendam o uso de produtos com parabeno na região das axila sárea de grande concentração de vasos linfáticos, por poder desenvolver câncer. A longo prazo e em grandes quantidades o uso de conservantes pode causar problemas hepáticos e renais. O uso continuo de benzofenonas, substância encontrada nos filtros solares podem causar alterações hormonais. O ideal é preferir cosméticos com menos corantes, essências ou conservantes.
   Gestantes estão proibidas de utilizar vários ativos entre eles: ácido retinóico,acitretina e isotretinoina, hidroquinona entre outros.

Dra Tatiana Pizani
R. Marechal Jose Bernardino Bormann, 800 - Batel - Curitiba - Pr
F: (41) 3023 6878 e (41) 9205 3100
http://www.tatianapizani.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário