domingo, 20 de março de 2011

Cuidados nesse Outono...


 Depois de um verão de muito sol e calor a mudança de estação traz neste dia 21 de março a chegada oficial do Outono, trazendo com ele temperaturas mais amenas, notadamente ao amanhecer e à noite. Assim como o ciclo da natureza, nosso corpo passa a ter outras necessidades e outro metabolismo. Passamos a dormir melhor, a tomar banho com uma temperatura mais elevada e uma sopa em dias mais frios, para quem gosta, é um prazer.
   Mas nesse período são necessários maiores cuidados com a pele, que precisa ser mais hidratada e preparada para enfrentar a chegada do inverno em junho.
   Nesse período, evite tomar banhos muito quentes, utilize sabonetes neutros para não ressecar a pele e não deixe de usar um bom hidratante. Hidratar a pele diariamente é muito importante nessa nova estação.   Lembre-se que a hidratação começa de dentro, por isso beba muita água, pelo menos 1 litro e meio por dia.
   Com o fim do verão, não significa que você deve deixar de lado o filtro solar. O uso desse produto é essencial mesmo em dias nublados. Em dias de sol forte, use a abuse do protetor e, de preferência, passe 2 vezes ao dia.
   É hora também de recuperar pele e cabelos que estão, na maior parte das vezes precisando de cuidados especiais. Vou listar as alterações mais freqüentes:
   * Manchas ou desvitalização facial - depois de tanta exposição a pele também merece cuidados, afinal nesta nova estação e nas que se seguem é a região que mais vai sofrer com as alterações de temperatura. O que fazer: Dentre os vários tratamnentos uma opção muito bacana e completa é o Power Expert pois é um mix de tratamentos faciais que envolvem Peeling de Diamante + Massagem Modeladora Facial + Máscara Lifting importada (Germaine de Capuccini) + Máscara de Vitamina C Pura importada (Germaine de Capuccini) + Fotoproteção, deixando sua pele com aspecto aveludado, brilho, revitalizada, hidratada, jovial, macia e extremamente saudável. Resultado em uma única sessão.
   * Pele do corpo descamando - especialmente na região de braços e pernas de quem freqüentou muita praia. O que fazer - como a camada mais superficial da pele chamada de camada córnea, sofre um espessamento com o sol, ao cessar o estímulo ela tende a "soltar" as células mortas. O ideal é fazer uma boa esfoliação profunda com grânulos de polietileno ou de caroço de frutas como o apricot. Depois de tomar banho, Uma hidratação profunda é indispensável e porque não associar uma massagem relaxante, além de ficar com uma pele de pessego vai estar totalmente relaxada e prontinha para próxima estação. Os óleos de banho também são bem vindos pois formam um manto de proteção na pele, podendo ser aplicado durante o banho.
   * Surto de cravos e espinhas - há quem ache que a pele melhora muito com a exposição solar mas, infelizmente, não é verdade. Para quem tem acne um pouco de sol tem efeito bactericida, mas o calor aumenta a secreção sebácea e o espessamento da pele só "mascara" as lesões que ficam por baixo. O que fazer - se houver só cravos fazer uma limpeza de pele profunda e depois siga a prescrição cosmética indicada. Se aparecerem muitas espinhas, evite mexer e procure o dermatologista para evitar que o quadro se agrave.
   * Cabelos ressecados - especialmente quem tem cabelos compridos, faz escova escova freqüentemente ou se submete a alterações com produtos químicos. O que fazer - a primeira providência é cortar pontas duplas ou muito secas e se a coloração estiver desigual, lavar com um xampu colorante com a cor da raiz, para uniformizar a cor. Toda semana aplicar um creme de tratamento ou máscara capilar e massagear com movimentos como se estivesse alisando com as mãos os fios, no sentido do couro cabeludo para as pontas. Esse procedimento faz com que a cutícula do fio, com a ajuda do produto, se feche favorecendo a hidratação e maleabilidade.
   Como sempre a saúde e a beleza estão interligadas e nossa visão deve sempre estar direcionada aos sinais que indicam alterações que precisam de tratamento adequado.

De a sua sugestão para as proximas matérias!!
Dra Tatiana Pizani
R. Marechal Jose Bernardino Bormann, 800 - Batel - Curitiba, Pr
F: (41) 3023 6878 e (41) 9205 3100
http://www.tatianapizani.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário